O que é assessoria de imprensa?

Como uma empresa pode virar notícia?

04/12/2014 | Débora da Mata | Dicas

Na verdade, nenhuma empresa sempre terá ou é novidade para serem divulgadas na mídia. Nem o Google é. Nem o Facebook é. É claro que se o Google, o Facebook, ou qualquer empresa moderninha da internet, que lança tendências e dados mil, pode virar notícia muito mais facilmente que uma empresa antiga, séria, e cheia de processos longos e burocráticos. O executivo ou a empresa que contrata uma assessoria de imprensa, precisa entender que o jornalista busca notícias de interesse público e de interesse do veículo, de um informação importante e não qualquer informação, por exemplo, a empresa trocou de porta, contratou novo funcionário ou comprou uma nova máquina, isso não é relevante. A informação importante seria, inauguação de uma nova loja, lançamento de produto, a empresa investiu tanto milhões para compra de um equipamento, ou temas que estão em alta na mídia e uma fonte, especialista da empresa pode falar sobre o assunto. É assim que funciona o trabalho da assessoria de imprensa.

O que o jornalista e a imprensa busca é uma novidade:

Qual executivo/empreendedor não quer ter seu trabalho publicado na imprensa? Aos que não querem, me desculpem, mas vocês ainda não perceberam a força de uma comunicação bem estruturada. Pense que uma revista “Pequenas Empresas Grandes Negócios”, por exemplo, é conduzida por jornalistas que precisam publicar assuntos que inspirem pessoas a continuarem construindo e renovando seus negócios. O que as empresas precisam para virar notícia é entender o quão aquilo é relevante para quem vai ler uma revista, um jornal ou um site.

Sair na imprensa não é fácil, mas é possível, eba!

O caminho não é tão simples quanto parece. Para ter uma história, uma menção ou uma entrevista publicada por um jornalista você precisa pelo menos saber responder, na lata: o que, quando, onde, como, por que, e, muitas vezes, quanto! Depois, você precisa elaborar uma estratégia para atrair a atenção de um (ou de vários) jornalistas por aquele assunto. O jornalista se ele se interessa pelos conteúdos que sua empresa pode oferecer para o mercado.

Suprir Comunicação Interativa - Todos os Direitos Reservados


by criar site
Abrir chat
Precisa de Ajuda?
Olá. Qual é a sua dúvida?

Envie uma mensagem, responderemos de segunda à sexta das 9 às 18h, exceto em feriados.